40 Dias de Preparação: a sua Quaresma

No calendário cristão, esta semana marcou o início da “Quaresma”, período que antecede em quarenta dias a celebração da Páscoa. Para alguns, este período pode passar despercebido no calendário, já que não é tão valorizado no Brasil quanto outras datas. No entanto, há um significado bastante interessante e importante nestes quarenta dias e que podemos levar para nossas vidas.

A Quaresma é comemorada em diversas vertentes cristãs, da tradição romana, à ortodoxa, à luterana e outras. A palavra deriva do latim quadragesimadies, que significa quadragésimo dia. Ela tem início na Quarta-feira de Cinzas e se estende até a comemoração da Páscoa, que tem início na Sexta-feira Santa. Na sexta semana, comemora-se o Domingo de Ramos, em lembrança à entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, antes de ser traído, condenado e entregue à crucificação romana. O Domingo seguinte é o mais importante dia desta celebração: Jesus ressurreto, a nossa vitória e o fundamento da nossa fé. O período de quarenta dias que antecedem a principal data da fé cristã, o Domingo da Ressurreição, tem como principal intuito levar pessoas à preparação de seus corações para este período, um tempo de reavivar a fé, intensificar as orações e repensar caminhos. É interessante pensar que o período de quarenta dias é bastante recorrente na Bíblia e este tempo é relacionado à preparação para algo que Deus estaria prestes a fazer. Jesus passou quarenta dias e noites no deserto antes do início do seu ministério, e passou quarenta dias na Terra após a ressurreição – para citar alguns exemplos.

Nossa Quaresma na Igreja da Cidade trará o tema: “40 dias de Presença”. Durante este período,meditaremos nas últimas palavras de Jesus na Cruz – foram sete, exatamente o número de semanas até a celebração da Páscoa. Será um tempo especial de aprendizado e preparação! Você é nosso convidado! Para nós, a Quaresma ganha ainda um sentido mais especial, já que a Igreja da Cidade há mais de quinze anos realiza o Auto de Páscoa, uma encenação artística da vida, morte e ressurreição de Cristo. O espetáculo com coral, orquestra, teatro e dança, em um cenário de mais de 700m2 remontando Israel do primeiro Século, já é parte de nossa agenda cultural do Vale do Paraíba. Realizado por cerca de 2500 voluntários, a cada ano o Auto tem surpreendido por sua qualidade, proporção e uma mensagem de esperança. Em 2019, o Auto de Páscoa trará o tema Neshamah, que em hebraico significa “Fôlego de Vida”. De forma belíssima, o Auto mostrará o fôlego de vida que o Espírito Santo trouxe por meio de Jesus às pessoas que decidiram segui-lo, e que também está disponível para nós hoje. Neshamah acontece dos dias 15 a 20 de Abril no Campus Colina da Igreja da Cidade em São José dos Campos, com postos de trocas de ingressos neste local e no supermercado Piratininga. Fique atento às nossas redes sociais para receber todas as informações. Faça o que você nunca fez antes, para viver o que jamais experimentou! Vamos juntos!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *