Decida crescer e se desenvolver

Todo ser vivo que não cresce está com algum problema de saúde. O natural é o desenvolvimento e, com o crescimento, mudanças de fases. A vida atravessa ciclos do nascer, crescer, amadurecer, reproduzir, envelhecer e morrer, e cada fase é especial. A vida é feita de estações. Na vida humana, por exemplo, a fase infantil e adulta são bem distintas em muitos sentidos, cada uma com sua peculiaridade. Quando éramos crianças, nossos pais e adultos responsáveis faziam muitas escolhas por nós. Quando crescemos, contudo, passamos a ser responsáveis por nossas decisões. No entanto, talvez você conheça alguns adultos que insistem em continuar vivendo como adolescentes, sem encarar o peso de suas responsabilidades. Algo está errado neste cenário.

Há pessoas que saem da faculdade, mas a faculdade não sai delas. Não entendem que o ambiente profissional é bem diferente do estudantil e insistem em tentar viver no mercado de trabalho com 30 anos de idade a experiência que tiveram aos 20 como universitários. Quem decide não crescer, eventualmente fará escolhas erradas no âmbito relacional, afetivo e profissional.

Cada fase tem seus dilemas, problemas e belezas, assim, desfrute do melhor dela e se relacione com pessoas que agregarão algo a você neste tempo. Saiba viver com sabedoria cada estação; se você não tem, peça a Deus, como o Rei Davi fez. Assim, você viverá e terminará bem os dias na terra, em todos os ciclos da vida, concluindo sua jornada de forma positiva e morrendo em boa velhice.

A sociedade pós-moderna com seus gritos de “orfandade espiritual” e independência precoce tem levado muitos a perder partes boas da sua estação de vida. Há muita gente confusa e perturbada emocionalmente, que entra em brigas que não são deles. Aproveite as oportunidades desta vida maravilhosa que o Criador nos deu, com coisas fantásticas para descobrir e desfrutar, seguindo o conselho de Paulo: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Efésios 5:15,16). Você está vivendo como sábio ou tolo? Em muitos casos é melhor ficar quieto e pessoas pensarem que você não sabe de nada, do que sair falando demais e as pessoas terem certeza disso!

A sua vida é um presente lindo, porém frágil e passageiro. É como a neblina que logo vai embora, como dizem as Escrituras. O mestre Albert Einstein disse: “Sua vida é única e Deus não joga dados”. Pense bem e decida crescer para frutificar, de forma que o seu melhor esteja por vir. O que hoje está ruim pode melhorar, porém, se você não decidir crescer, o que está ruim hoje, pode piorar amanhã. Como você está vivendo sua única vida?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *