O novo Rei Leão, o segredo da superação de Simba!

O filme “O Rei Leão” estreou nesta semana e já é um sucesso no Brasil e no mundo. O remake da Disney Pictures de 1994 arrecadou na primeira semana mais de US$ 600 milhões. A saga com o design realista é a quarta versão do longa e em muitos aspectos supera original. Por outro lado, é difícil que um animal realista passe tanta emoção para o público quanto o desenho animado original, dono de dois Oscars e que lucrou quase U$ 1 bilhão. A verdade é que é difícil agradar a todos quando se trata de um clássico. O enredo principal é o mesmo: “traído por seu tio Scar e exilado de seu reino, o leãozinho Simba precisa descobrir como crescer e retomar seu destino de herdeiro real na savana africana.”

Também assisti com parte da minha família o novo filme. Chamou-me muito a atenção os diálogos de Simba com a leoa Nala no seu reencontro, bem como a sequência com o macaco Rafiki, uma espécie de profeta da savana. Simba quer continuar vivendo no seu mundo, ignorando sua identidade real. Nala o confronta, pedindo que ele volte para a sanava, derrube Scar e tome de volta o reino que lhe pertence. Simba parece não ter forças até que Rafiki o lembra de que é filho de Mufasa, que seu pai vive dentro dele e que Simba é a continuação do legado e do reino de seu pai. Fortalecido por esta verdade, Simba encontra forças para refazer seu caminho e lutar por seu destino e pela libertação da sua família e do seu povo. Este diálogo traz uma palavra libertadora na vida de uma pessoa, que é a filiação e a paternidade bem resolvidas. Muitos estão dando cabeçadas na vida porque se deixam levar pelo espírito de orfandade em suas almas.

Todos nós precisamos desta questão bem resolvida para sermos bem-sucedidos e encontrarmos nosso destino. Todo ser humano precisa ter a questão da paternidade bem resolvida – mesmo uma pessoa como eu, que ficou órfão de pai aos 8 meses de idade, devido a um trágico acidente de ônibus. Não tive pai biológico, mas meus irmãos mais velhos e pastores que tive em minha vida me ajudaram muito e eu pude superar esta realidade, sobretudo, pela adoção de Deus como meu Pai. Jesus nos ofereceu o Seu Pai para que fosse nosso, como disse em Sua oração mais famosa, “Pai nosso.” O Pai era Dele, mas ele decidiu compartilhá-Lo e nos incluiu na família. Deus não é apenas Senhor, é Pai de todos os que O veem assim. Contudo, muitas pessoas, incluindo cristãos, não conseguem ver Deus como Pai, talvez porque tiveram referências ruins de pais biológicos, alguns ausentes, irresponsáveis e violentos. Assim, veem Deus como um tipo de “Zeus” que vive distante no Olimpo, sem um relacionamento paternal e pessoal. Deus é um bom Pai, fiel e amoroso com Seus filhos. Este é o convite Dele: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” – João 1:12

O segredo da superação de Simba pode ser o seu. Não permita que fantasmas do passado determinem seu presente ou que influências negativas de outros definam sua identidade, pois você é o que a Bíblia diz que você é, um filho amado de Deus. A escassez da orfandade só irá enfraquecê-lo e levá-lo a posturas de rebeldia. Escolha ser filho de Deus e desfrute da paternidade do bom Pai do Céu, que o ama e não deseja que sua vida fique travada devido a uma alma tóxica e contaminada pela orfandade espiritual..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *