Solitude interior x barulhos do mundo

Você não precisa necessariamente estar isolado do mundo e das pessoas para ter paz interior, isto chama-se isolamento e não solitude. Não tem a ver com ser introvertido ou extrovertido; isto tem a ver com personalidade. Também não tem a ver com morar no interior ou na cidade; tem mais a ver com suas escolhas de vida, decisões do coração e suas atitudes diante dos fatos da vida.

Precisamos e podemos, mesmo em meio a agitação da cidade, trabalho, estudos, tomadas de decisões, agenda cheia de compromissos e cercado de muitas pessoas, desenvolver e viver uma vida de paz interior, é possível. A paz de espírito, a solitude e a serenidade, são as principais bases para que o ser humano seja feliz nestes dias tão exaustivos que temos vivido, elas nos ajudam a preservar a sanidade em dias de tantas pessoas doentes da alma e das emoções. O fato é que todos podemos e devemos viver em paz, especialmente nós que vivemos no contexto urbano e na cultura do mundo fábrica, onde tem-se ocasionado uma imensa realidade de pessoas ansiosas e depressivas, muitos com pensamentos suicidas, diversas síndromes e bipolaridades.

Todos nós precisamos cuidar bem das nossas emoções, e quanto mais rápido, melhor. Desde cedo o grau de respostas adaptativas é maior.

Contudo, o que fazer para melhorar nossa qualidade de vida segundo a orientação bíblica?

Coloque em sua mente somente o que possa ajudá-lo realmente a viver em paz, com atitudes positivas. No momento em que vier algo ruim a sua mente, alguma “voz” dizendo que você é incapaz e que você não tem condição, rebata esse sentimento de baixa autoestima com outro, mediante a sua razão. Não é seu sentimento que deve controlar você, quem controla seu sentimento é você. A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso. Quando a Bíblia diz à respeito do coração, está dizendo que o que você sente pode ser passageiro, volúvel e irreal. Então treine esse mecanismo, rebata seu pensamento com outro, seja bom nisso. Não fique achando que isso soa como falso, pois não é. Você pode também rebater seus pensamentos negativos com conselhos bíblicos motivadores, como: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3:21).

Seu mundo exterior pode estar em confusão, guerra e conflito, todavia, seu mundo interior é Jesus, e Nele você encontra completa paz de espírito. Caso você esteja atravessando uma crise emocional, não se isole, busque ajuda profissional, desenvolva fé em Deus, cerque-se de pessoas saudáveis e cheias de fé. Viva em paz, a paz de Deus!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *